Dicas para adiantar o seu pedido de aposentadoria do INSS

O INSS pode demorar semanas, meses e até 1 ano para avaliar o seu pedido de aposentadoria. Mas existem algumas orientações que podem facilitar esse processo.

1 – Separe a sua documentação

A organização é o primeiro passo para agilizar o processo. Portanto, todas as comprovações de contribuições de períodos de trabalho devem constar nas documentações, que serão analisadas pelo servidor.

Além disso, se você trabalhou em atividades insalubres, ou seja, de exposição a agentes nocivos à saúde, as mesmas serão consideradas pelo servidor, ampliando o montante do seu benefício.

Em caso de ação judicial trabalhista vencida, o período não reconhecido na carteira de trabalho também é verificado pelo INSS. Isso evita que o servidor decida abrir uma exigência para solicitar documentos, o que atrasaria o processo previdenciário. O reconhecimento do período da ação impede, ainda, que o seu pedido precise ser analisado por meio de uma ação judicial.

2 – Faça uma petição

Fazer uma petição vai colaborar para que você entenda o seu período e o seu histórico de trabalho, além de registrar informações sobre as empresas em que você trabalhou, sobre os anos de entradas e de saídas e sobre as suas remunerações.

Na petição, ainda é possível descrever e explicar atividades concomitantes para aumentar o benefício, além de relatar deficiências físicas e migrações do regime próprio para o regime geral.

3 – Verifique o seu CNIS

Verificar o CNIS é importante uma vez que, em caso de pendências, o servidor vai abrir uma exigência para que você apresente documentos que vão comprovar o período de trabalho em questão.

Diante de uma falta de documentação, é possível regularizar e atualizar o CNIS com a entrega do documento pendente. Por esse motivo, é indispensável conferir possíveis ausências no CNIS.

4 – Faça um mandado de segurança

Se o seu pedido está parado no INSS há meses, uma alternativa para solucionar a situação é solicitar um mandado de segurança. Apesar do prazo do INSS ser de no máximo 90 dias, na maioria das vezes esse limite não é respeitado, garantia que é dada pelo mandado.

Procure um especialista para mais informações. A equipe OCL está à disposição para te auxiliar!

Rolar para cima